Mousse de Chocolate {quase} Sem Culpas


Eu, que sou um guloso assumido, adoro mousse de chocolate. Uma bela mousse, caseira, com ovos biológicos e chocolate de qualidade. Mas gosto de experimentar receitas novas e se forem saudáveis, tanto melhor. Por isso hoje trago uma versão diferente, mais saudável que a tradicional mousse de chocolate. Uma receita ideal para quem se encontra a fazer dieta, quer manter o peso, ou simplesmente não gosta de cometer exageros. Uma mousse sem ovos, ideal para vegetarianos. Uma receita carregada de nutrientes, como antioxidantes, vitaminas e sais minerais que, comida em pequenas quantidades não deixa qualquer sentimento de culpa.
É uma mousse diferente, suave e com o ligeiro sabor cítrico da lima que a torna mais fresca. Continuo a preferir a mousse tradicional, mas às vezes sabe bem comer algo sem culpas e que, à partida, não será tão prejudicial para a saúde. Experimentem também e ditem o vosso veredicto.

Com esta receita participo  no desafio lançado pelo blog Prazeres Saudáveis, por ocasião da celebração do 1º Aniversário, no qual temos de fazer uma receita saudável.


(receita adaptada da página Nutribalance no facebook)

Ingredientes:
| 3 abacates
| sumo de 1 lima
| 4 c. (sopa) de mel
| 1/2 chávena (chá) de cacau e pó
| pistachios q.b.

Método Tradicional:
Num robot de cozinha coloque a polpa de 3 abacates maduros. Triture.
Junte 4 c. (sopa) de mel, sumo de 1 lima e 1/2 chávena de chá de cacau em pó. Reduza todos os ingredientes a puré. Se quiser  a mousse mais doce, acrescente mais 1 ou 2 colheres de mel e triture novamente.
Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas e quando servir, decore com alguns pistachios partidos grosseiramente.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo a polpa de 3 abacates maduros. Programe (1min/vel6).
Junte 4 c. (sopa) de mel, sumo de 1 lima e 1/2 chávena de chá de cacau em pó. Programe (1min/vel6).
Se quiser  a mousse mais doce, acrescente mais 1 ou 2 colheres de mel e programe mais alguns segundos na vel6.
Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas e quando servir, decore com alguns pistachios partidos grosseiramente.

34 comentários:

  1. Ficou perfeita. Vou já fazer no fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Quem diria, ficou fantástica.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Célio, não fico surpresa pois já sabia que irias me apresentar uma deliciosa receita, e À verdade é que já andava à muito tempo para fazer uma mousse de chocolate mais sadável, a verdade é que nunca imaginei com abacate:)
    Ideia maravilhosa, ficou fantástica esta tua mousse gostei e muito:)

    Beijinho grande e boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de tudo, Célio: dos pistáchios, do chocolate, do abacate e adoro o aroma e sabor das limas. Mesmo perfeito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto maravilhoso, uma mousse saudável mas muito tentadora

    ResponderEliminar
  6. Tenho aqui há imenso tempo uma receita de mousse também feita à base de abacate e ando de dia para a dia para a experimentar.
    Depois de ver este maravilhoso aspeto com que ficaram as tuas Célio acho que me vou apressar a fazê-la também :) Que maravilha!
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Ainda estou de boca aberta... Mousse de chocolate com abacate... nunca me passaria pela cabeça!
    Bela participação para o desafio, boa sorte!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio,

    olha que vendo muito bem esses copos em nada eles parecem saudáveis mas lendo a receita já me rendo, claro.
    Devem ser mesmo bons ficaram com uma textura fantástica e sem ovos mais aprecio pois confesso que algumas mousses caseiras têm aquele sabor do ovo e já não me fascina tanto.
    Perfeita para as operações bikinis que estão a chegar:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Pode ser limão em vez de Lima? Obrigada.


    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Obrigado pela visita. Sim, podes usar limão em vez de lima, mas usa apenas o sumo de 1/2 limão, ok?!
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  10. Eu também sou gulosa :) mas sempre que posso tento fazer receitas os mais saudáveis possível, sem preder sabor e gulodice!
    Adoro este tipo de mousse com abacate, fica super cremoso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Uma mousse de chocolate com abacate ...agrada-me e muito
    Ficou linda e imagino que divina
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  12. Célio, não imagino o sabor mas de aspecto já me convenceu :)
    Fica muito cremoso e com um brilho irresistível.
    Tenho por aqui tantos abacates mas só costumo usar em saladas.
    Tenho de experimentar esta tua receita.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, Célio!
    Adorei a mousse e as fotos deixaram-me de água na boca!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. Olá Célio! Perfeita para mim, dieta, saudável e chocolate!! Ahhh, acho que comia uma dessas mesmo agora!
    Eu sou mesmo muito gulosa, demais! O que me dificulta a dieta....
    Bjinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Bem... Se é saudável eu quero! E deve ser um portento. Tem um aspecto super cremoso e eu ADORO ADORO ADORO chocolate. Esta vou guardar carinhosamente.
    Muitos beijinhos
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  17. Delícia! Tenho uns copinhos iguais.
    Esta mousse deve estar tão boa.

    ResponderEliminar
  18. Célio, esta mousse está com um aspecto divinal ;)
    Já tinha ouvido falar do recurso ao abacate para este docinho mas nunca fiz. Deve estar excelente!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. hoje também fiz uma mousse de chocolate e a tua está perfeita :)
    mas ao contrário da tua a minha não é saudável, é só para gulosos sem medo :)

    abraço

    ResponderEliminar
  20. Olá Célio,

    fiquei curiosa em relação a esta mousse pelo facto de levar abacates. Estou tentada a experimentar porque ficou perfeita e está bem gulosa!

    Beijinhos e continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  21. Que receita tão diferente e absolutamente deliciosa. E as fotos estão 5*.
    Estou a gostar muito de descobrir este blog :)
    Este é o meu - http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Olá Célio: que tacinhas maravilhosas!! Uma mousse bem saudável e que deve ser muito boa saborosa. Gostei da consistência cremosa e aveludada e não me importava nada de comer uma tacinha ( ou duas, porque tb sou uma gulosa assumida,rsrs). Excelente sugestão para saborear sem culpas. Vou tomar nota e quando fizer, digo-te.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Rendi-me à mousse com abacate e aqui os pistachios parecem-me um toque final maravilhoso, gostei muito!!

    ResponderEliminar
  24. Parabéns! O aspecto é fabuloso!
    beijinhos
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Esta receita é sublime Célio e com este aspecto, ainda que não fosse saudável, é tão linda que se comeria na mesma, com prazer e sem culpas.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  26. Olá Célio,
    Que aspeto delicioso :) Será que dá para fazer com cacau cru (se calhar, reduzindo a quantidade)? Acho que vou experimentar!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      Antes de mais, obrigado pela visita. Eu nunca experimentei com cacau cru, não sei se ficará bom, é uma questão de tentar e adoçar com mel a seu gosto. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  27. Que bom aspecto, Célio.
    Adoro mousse de chocolate e esta sendo diferente, é com toda a certeza uma delícia.
    Fiquei rendida~1
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  28. Receitas assim é que agente quer.. agora cá salsichas e batatas cheias de gordura.. BAHHHH Maldito restaurante :| Obrigada pela companhia beijos

    ResponderEliminar