Gratin de Batata com Ervas de Provence e Parmesão


Das coisas que mais gosto quando o tempo fica frio, ligar o forno. Impossível disfarçar um sorriso ao ver um tabuleiro quente e fumegante a sair do forno, libertando aromas e a convidar para ir para a mesa. Pratos reconfortantes que sabem tão bem, as sopas quentes que trazem o calor ideal e ajudam a fintar o frio que se faz sentir lá fora. Tão simples como pegar em meia dúzia de ingredientes que gostamos, juntá-los, acondicioná-los num tabuleiro, ser paciente e degustar uma boa refeição de inverno. Por norma gosto de cozinhar com os produtos mais frescos e da estação, aqueles que são cultivados de forma genuína, sem necessitarem de ser conservados. Para além de terem um sabor mais rico e natural, estes alimentos contêm nutrientes e vitaminas importantes que nos protegem das gripes e constipações tão propicias nesta estação. As saborosas e coloridas abóboras, os suculentos cogumelos, os frutos secos, como as castanhas e as avelãs e da terra saem as saudáveis beterrabas,  e até as batatas que, sendo ou não doces, são sempre deliciosas.

E se a batata é um ingrediente que pode ser cultivado e encontrado o ano inteiro, a verdade é que é no inverno que ela sabe melhor. Com ela podemos confecionar um delicioso prato principal ou mesmo um inesquecível acompanhamento de um prato de carne ou peixe. Como é o caso desta receita que desenvolvi para a rubrica Batatas com Sabor, cuja página no Facebook podem visitar aqui. Este aromático gratin é perfeito como acompanhamento, mas se preferirem façam como eu, complementem com uma fresca e nutritiva salada de agrião, dando assim lugar a uma refeição principal mais leve, mas muito saborosa.


Ingredientes:
http://www.batatasdefranca.com/
| 1 Kg de batatas pequenas "Cozer"
| 1 cebola roxa média
| 1 dente de alho
| 2 colheres de sopa de manteiga  + q.b. para untar           
| 4 colheres de sopa de azeite
| 1 dl de natas
| flor de sal e pimenta q.b.
| noz moscada q.b.
| 2 colheres de sopa de Ervas de Provence
| 100 g de queijo Parmesão
| cebolinho fresco q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de aro amovível de 20cm de diâmetro e unte toda a forma abundantemente com manteiga. Reserve.
Lave as batatas, absorva o excesso de água com papel absorvente e corte-as em rodelas com cerca de 2mm de espessura, usando uma mandolina.
Numa frigideira em lume médio, coloque a manteiga e deixe derreter. Junte o azeite, a cebola e o dente de alho finamente picados e salteie até que a cebola fique translúcida.
Tempere com uma pitada de flor de sal, acrescente as natas e deixe apurar.
Disponha rodelas de batata no fundo da forma, formando uma camada. Coloque um pouco do preparado de cebola e tempere com uma pitada de pimenta e noz moscada. Salpique com Ervas de Provence e termine com uma camada de queijo parmesão ralado a gosto.
Repita este processo, formando várias camadas, até as batatas acabarem e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 45 minutos.
Passado esse tempo, retire do forno, remova o aro da forma, volte a adicionar mais queijo parmesão ralado e leve novamente ao forno por cerca de 10 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva com cebolinho picado a gosto.
 

20 comentários:

  1. Só a palavra "Gratin", já me deixa com água na boca... Olhando para este teu prato belissimo dá imediatamente vontade de provar. :)
    Imagino o sabor dessa batatinha super aromatizada pelas ervas e bom... nem é bom pensar pois já jantei e estou bem assim!!!
    Que delícia!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Célio, não poderia acabar este domingo sem passar por aqui para dizer o quanto me fascinou estas batatinhas. Gostei imenso da sugestão, com sabores bem ao meu gosto.
    É uma forma diferente de preparar e apresentar um belo prato onde a batata é rainha.

    Beijinho

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Olha, que giro... amanhã sai um gratin de batata e curgete no meu blog, fiz este fim de semana e adorámos! Estamos em sintonia! ;)
    O teu gratin ficou lindo, lindo!
    beijo grande e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Bom! Muito bom!
    Perfeito para estes dias frios!

    ResponderEliminar
  5. Bom! Muito bom!
    Perfeito para estes dias frios!

    ResponderEliminar
  6. que bonito Célio! Cada vez gosto mais de batata (à excepção da frita). As minhas preferidas são as salteadas em azeite e ervas, as gratinadas e, claro está, o puré.

    ResponderEliminar
  7. Que bonita forma de apresentação. E devem ser deliciosas.

    ResponderEliminar
  8. O que dizer Célio dessa receita? Se todas que aqui encontro são maravilhosas. Essa é mais uma. Maravilhosa. Um belíssimo gratin aromático e delicioso, sem dúvidas nenhuma. Adorei. Beijos. Ótima semana

    ResponderEliminar
  9. Ao longe parece mesmo um bolo, ao perto é algo bem diferente e que nunca tinha visto! Excelente aspecto, adorei!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  10. Que delícia!!!!! Estou aquecer a alma só de olhar. Adoro batatas no forno e assim devem ficar divinais.
    Ligar o forno e preparar delicias nele é o que mais satisfação me dá no Inverno. É mesmo comida de conforto ;)

    ResponderEliminar
  11. E eu que andava há meses à procura de uma receita destas?? Comi uma vez num restaurante e desde ai que procuro uma receita mas até agora nenhuma me pareceu bem... esta parece divinal, vou sem duvida experimentar ;)
    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  12. Fixei o termo gratin e do título até ao fim da receita tentei absorver todos os pormenores. Adorei a disposição da batata que adquiriu o redondo da forma. Excelente ideia esta de fazer isto em forma de aro amovível. Por norma faço os gratin numa assadeira, mas assim fica TOP. Sempre a aprender contigo.
    beijinhos
    P.S. Não te desejo Boas Festas já porque conto passar por cá ainda antes do Natal. ;)
    Patrícia (foodwithameaning)

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio!
    Sempre a surpreender! Este gratin perfumado com ervas de provence e com queijo parmesão deve ser uma delícia. Adorei a ideia do forma redonda com aro amovível.
    É tão bom passar por este cantinho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que coisa mais linda! Deve ficar mesmo delicioso :)

    ResponderEliminar
  15. Hello Celio!
    Vou fazer estas batatinhas no dia de Natal. Thank you for the inspiration. It looks beautiful!

    ResponderEliminar
  16. Este prato agrada-me sobremaneira... Adoro tudo o que seja de batata e nunca me teria lembrado de fazer um gratin desta forma. Tu és realmente um master! Nasceste para isto querido 😍
    Beijinhos e atè breve, hihi!
    C

    ResponderEliminar
  17. Adoro ervas de provence, não tivesse eu uma costela emprestada meia Francesa! Batatas e gratin é outras das coisas que adoro, ai comidinha de forno... ai que fome quando passo por aqui. Um feliz Natal para ti e para a tua senhora, um 2015 cheio de coisas boas.

    ResponderEliminar