Bolachas de Chocolate com Manteiga de Amêndoa


Não escondo de ninguém a minha paixão por bolachas e biscoitos. Adoro-as de todas as formas e ando sempre em busca de novas receitas para experimentar. É algo que me acompanha desde muito pequenino. Todos os fins de semana, sem excepção, quando a minha mãe ia às compras, trazia sempre consigo um pacote de biscoitos de limão que eu devorava em menos de nada. Deliciava-me a comer aqueles biscoitos simples, redondos e crocantes e ao mesmo tempo tão deliciosos e viciantes. Eram os meus preferidos, logo a seguir às waffers de baunilha que, por serem mais caras e para meu azar, entravam menos vezes lá em casa. Depois haviam os "Biscoitos do Louriçal", uns biscoitos regionais, da minha terra, bem característicos e em forma de "8". Não eram doces, apenas feitos com azeite, farinha, água e um pouco de sal. Fizeram-me companhia muitas vezes ao pequeno almoço, deliciava-me a molhá-los ligeiramente numa chávena de café com leite e a comê-los assim meio ensopados. Esses sim, existiam sempre lá em casa! Ainda hoje existem. Sempre que vou visitar o meu pai há sempre um pacote de biscoitos de azeite no armário. Algumas vezes há um pacote extra que ele compra para me oferecer, pois sabe que eu não resisto. Um dia faço a receita e partilho aqui com vocês.

Em dias mais festivos, na Páscoa, por exemplo, haviam sempre os "beijinhos", uns biscoitos pequeninos com uma cobertura de várias cores feita de açúcar. E as línguas-de-gato que também eram devoradas com prazer. E nem vou falar das broínhas de abóbora com frutos secos que a minha mãe fazia no forno de lenha, que essas sim, faziam as delícias de todos e foram feitas tantas e tantas vezes. Como podem ver isto é mesmo uma paixão de infância que só tem vindo a ser melhorada com a idade. Melhorada porque mais tarde comecei eu a fazer as minhas próprias bolachas e biscoitos. Não que eu não compre uma ou outra vez um pacote no supermercado, mas sinceramente evito fazê-lo. Todos sabemos que as bolachas do supermercado, por mais saudáveis que se anunciem trazem sempre na sua composição aquelas coisas esquisitas com a terminação "antes". Corantes, edulcorantes, conservantes e nem sequer falo das quantidades exageradas de açúcar. 


Em casa podemos fazer as bolachas que mais gostamos e ajustar as quantidades, quer de açúcar quer de gordura e sem dúvida que ficam sempre mais deliciosas. Tento manter a lata das bolachas sempre cheia, é um prazer chegar a casa num dia frio de Inverno e enquanto preparo o jantar, saboreio uma ou duas bolachas que acompanho com uma chávena de chá. De manhã, quando tomo o pequeno almoço, costumo acompanhar sempre o café com uma bolacha. São pequenos e doces prazeres que tornam a vida tão mais simples e feliz!

E por falar em coisas doces, há pouco mais de um ano conheci a extrovertida e simpática Rosa. E se há alguém que percebe de doces é a Rosa. Para confirmarem o que acabo de escrever visitem lá o seu Be Nice Make a Cake e digam lá se não tenho razão! Na altura a Rosa ofereceu-me um pacote de bolachas de chocolate e manteiga de amendoim. Ainda sem me conhecer ela  adivinhara uma das minhas paixões e conseguiu arrancar de mim um enorme sorriso. Foram das bolachas mais deliciosas que comi até hoje, acreditem. Fiquei com a receita debaixo de olho mas o tempo passou e nunca a coloquei em prática. Até que no último Natal a Rosa lançou o seu lindo "Caderno de Receitas com Chocolate" que eu não resisti a comprar. Indeciso em relação à primeira receita a fazer, pois todas elas prometem ser deliciosas, a Rosa aconselhou a experimentar as ditas bolachas. Não tinha em casa a manteiga de amendoim, mas tinha a manteiga de amêndoa da MyProtein que acabara de adquirir. Fiz a receita na íntegra, apenas usei a manteiga de amêndoa. O resultado é divinal e das bolachas não sobrou mesmo nada, apenas as imagens. São deliciosas (gulosas!) e são sem dúvida das melhores que comi até hoje. Experimentem a receita, pois só assim compreenderão o meu entusiasmo.


Bolachas de Chocolate c/ Manteiga de Amêndoa
(receita adaptada do "Caderno de Receitas com Chocolate" de Rosa Cardoso)

Ingredientes:
| 170 g de manteiga de amêndoa (usei da MyProtein)
(a receita original é com manteiga de amendoim)
| 160 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 1 ovo
| 2 c. (sopa) de leite
| 120 g de farinha de trigo s/ fermento
| 100 g de chocolate de boa qualidade partido em pedacinhos
| 1 pitada de sal

Nota: Faz aproximadamente 30 bolachas. Consumir em 4 dias.

Método Tradicional:
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e a baunilha durante 1 minuto em velocidade rápida. Adicione o ovo e o leite e misture até incorporar bem. Junte também a farinha, o chocolate e o sal e envolva bem.
Molde cerca de 30 bolinhas com a massa e distribua-as com 5cm de distância entre elas, por 1 ou 2 tabuleiros revestidos com papel vegetal.
Molhe a ponta de um garfo em água e vá "esmagando" as bolinhas de massa. Molhe o garfo antes de cada bolinha para que não fique agarrado.
Leve o tabuleiro ao frigorífico por 40 minutos, para fortalecer a forma - não salte este passo!
Pré-aqueça o forno a 180ºC e depois coza as bolachas por 10-12 minutos.
Deixe-as arrefecer completamente antes de guardar ou de comer.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo, com excepção do chocolate e programe (15seg/vel6).
(Se necessário use a espátula para ajudar a envolver)
Adicione o chocolate e envolva bem com a espátula.
Molde cerca de 30 bolinhas com a massa e distribua-as com 5cm de distância entre elas, por 1 ou 2 tabuleiros revestidos com papel vegetal.
Molhe a ponta de um garfo em água e vá "esmagando" as bolinhas de massa. Molhe o garfo antes de cada bolinha para que não fique agarrado.
Leve o tabuleiro ao frigorífico por 40 minutos, para fortalecer a forma - não salte este passo!
Pré-aqueça o forno a 180ºC e depois coza as bolachas por 10-12 minutos.
Deixe-as arrefecer completamente antes de guardar ou de comer.

18 comentários:

  1. Tem um aspecto maravilhoso! Fiquei com água na boca :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio: estas bolachinhas ficaram lindas e devem ser mesmo boas. Também tenho esta manteiga de amêndoa da My Protein e já fiz bolachas com ela que ficaram deliciosas. Vou experimentar a tua receita também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. bemmm... que pecado!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. NUnca usei manteiga de amêndoa a de amendoim adoro.
    Essas bolachas ficarm mesmo lindas, vou ter que levar a receita.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho cá em casa um auto proclamado Cookie Monster, portanto, ri-me com gosto com a tua recomendação de "Consumir em 4 dias"... como se fosse possível essas bolachinhas durarem isso nesta casa, ahahaha!
    Adorei, amigo. Ler as tuas memórias e as tuas cookies, lindas!

    ResponderEliminar
  6. Mas que tentação de bolchas, Célio!!!
    Quanto às fotos, já nem digo nada, são insuperáveis!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Como te entendo Célio!
    Também sou perdida por bolachas!
    Gosto tanto de fazer as mais variadas e ter sempre numa caixinha e ir levando para os lanches!
    Estas têm todo o aspecto de serem uma verdadeira perdição!
    Adoro amêndoa e chocolate! Acredito que sejam as melhores...
    Fico aqui a desejar uma série delas para o meu lanche! eheh
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Célio lindo,
    Eu não sou muito de fazer bolachas, infelizmente, pois os meus filhos pedem imenso. Tenho de rectificar essa falha...
    Comer, também não sou muito, ou melhor, é difícil começar, porque depois de começar, o difícil é parar :)))...
    Já ralhei com a Rosa, pois eu não sabia da existência desse caderninho de maravilhas de chocolate e quero!! Sabes que sou uma "inbejosa", lol!!
    Olha, fiquei a babar com estas bolachinhas e com o seu aspecto magnífico. e estas vou ter de fazer para os meus piolhos, mas acho que lhe vou dar ainda um outro twist...
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Eu também sou como tu, adoro bolachas e ando sempre à procura de novas receitas e novos sabores :) Esta tua versão com a manteiga de amêndoa deve ser mesmo boa, vou guardar para fazer :) Adorei também o seu formato rustico :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Bem, q bolachinhas espectaculares! Já ñ faço umas p mim há tanto tempo q acho q vou regressar c esta receita :) Bjinho e bom fds!

      Eliminar
  11. Célio,
    o prazer de fazer bolachinhas :) tão bom!
    Em pequena a minha avó fazia umas simples e tão boas, tipo biscoitos. E a minha mãe comprava o mercado umas de manteiga caseirinhas deliciosas.
    Hoje em dia sou eu que as faço, e elas (e eu claro) são as gulosas que provam e aprovam. Ah, adoro as rosquilhas e os biscoitos de azeite do Louriçal, tão bons! Levo sempre comigo nas férias ou para oferecer a amigos.
    A Rosa é um doce, e destas coisas ela sabe bem :)
    Só tenho o outro livrinho dela, também quero esse!!
    Essas cookies só podem ser maravilhosas. Estou sempre a fazer de manteiga de amendoim e chocolate, são das preferidas. E com essa manteiga de amêndoa soa muito bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Célio, fiquei a suspirar por uma quando vi estas bolachas no facebook. Estão com um aspeto tão irresistível...com esses ingredientes não tenho dúvida que sejam maravilhosas. Tenho de experimentar a manteiga de amendoim, ainda nunca provei mas imagino que vou adorar. As fotos estão mesmo TOP ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  13. Uau, tens um histórico de bolachas completo! Eu não associo nenhumas em particular a quando era pequena nem nada... Mas ia gostar dessas na mesma, chocolate com manteiga de amendoim (ou amêndoa!) é uma combinação infalível :)

    ResponderEliminar
  14. Por vezes e com a correria do dia a dia não dou atenção a tudo à minha volta. Vi as tuas bolachas no instagram e fiquei doida com as fotos bonitas e gulosas que tiraste. Depois confesso que perdi o fio à meada e só hoje li finalmente este post.
    Das palavras mais bonitas que já escreveram de mim... fico muito emocionada.
    Obrigada por todo o carinho ao longo de todo este tempo e ao longo de todos os projectos que tenho criado. És sem dúvida uma pessoa com uma energia positiva contagiante e faz toda a diferença num mundo tão cheio de coisas menos boas.
    Vamo-nos vendo por aí ;) obrigada mais uma vez <3

    ResponderEliminar
  15. Olá! Algum motivo em particular para não adicionar nenhum tipo de levedante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cecília!
      Não há qualquer motivo, esta receita é mesmo assim. Segui a receita original que é feita com manteiga de amendoim e pertence à autora do blog "Be Nice, Make a Cake". Estas bolachinhas ficam compactas e daí não haver levedante.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar